sábado, 30 de maio de 2009

2 Pesquisa (Coleta de dados)

2.1 Coleta de informações sobre o tema

A Pichação é um ato de vandalismo considerado grave no meio urbano que vivemos. Muitos definem a pichação como uma forma de poluição, pois é muito incomodo para a grande maioria das pessoas andar na rua e se deparar com inscrições que vão desde xingamentos até pelo simples fato de rabiscar. A pichação tem como característica desenhos e letras com formas exageradas e na grande maioria das vezes, os responsáveis são jovens envolvidos em gangs criminosas, que as utilizam para comunicar-se entre si ou com as gangs rivais, e ainda fazer provocação as autoridades e a sociedade. O criminoso que pratica esse tipo de ato, pode ser passível de punição. Segue abaixo o que diz a lei do artigo 163:

ART.163 DANO
DESTRUIR, INUTILIZAR OU DETERIORAR COISA ALHEIA:
PENA-DETENÇÃO, DE UM A SEIS MESES, OU MULTA.
DANO QUALIFICADO
PARÁGRAFO ÚNICO. SE O CRIME É COMETIDO:
I- COM VIOLÊNCIA À PESSOA OU GRAVE AMEAÇA;
II- COM EMPREGO DE SUBSTÂNCIA INFLAMÁVEL OU EXPLOSIVA, SE O FATO NÃO CONSTITUI CRIME MAIS GRAVE;
III- CONTRA O PATRIMÔNIO DA UNIÃO, ESTADOS, MUNICIPIO, EMPRESA CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS OU SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA;
IV- POR MOTIVO EGOÍSMO OU COM PREJUÍZO CONSIDERÁVEL PARA A VÍTIMA:
PENA DE DETENÇÃO, DE SEIS MESES A TRÊS ANOS, E MULTA, ALÉM DA PENA CORRESPONDENTE À VIOLÊNCIA.”


Por sorte, existem muitas campanhas para tentar diminuir esse tipo de crime, e a grande maioria vem dando um resultado significativo. Elas funcionam com a ajuda das prefeituras e da própria sociedade, onde é utilizado na maioria das vezes o grafite como forma de educação e arte.
Podemos utilizar como exemplo, o Programa Picasso não Pichava, instituído em Brasília, capital federal, desde 1999. Depois do surgimento do programa, a diminuição da criminalidade entre os jovens diminuiu consideravelmente. Segundo seus idealizadores, o que contribuiu foi justamente o horário em que os jovens são convidados a participar do projeto aprendendo a arte do grafite, pois ele acontece entre as 11 horas da noite até as 2 da manhã, justamente o horário em que aconteciam na maioria das vezes a ação dos pichadores.
Este programa serve de exemplo para muitas cidades que desejam trabalhar em combate a guerra contra pichadores.

2.1.1 Textos

Bibliografias:

-Manco, Tristan. Street Logos. London: Thames & Hudson, 2005
-O valor do Design: Guia ADG Brasil de prática profissional do Design Gráfico, 3 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.
-Campanhas Inesquecíveis: Propaganda que fez história no Brasil. Meio & Mensagem, 2007.

E-books:

http://www.spotbit.com/main/magazine.php?lang=en&prod=2343
http://www.spotbit.com/main/magazine.php?lang=en&prod=1718

Revistas:

Revista Computer Arts Brasil, ed. 22 / junho de 2009
Revista Super Interessante, ed. 213 / maio de 2005

Sites:

http://www.facasper.com.br/pp/site/historia/index.php
http://historiadapublicidade.blogspot.com/
http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/grapixo/histpixo.htm
http://www.pichacao.com/
http://maravaskt.blogspot.com/
http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/grapixo/picha%C3%A7ao.htm

2.1.2 Imagens (Painel de inspiração)

O que me chamou atenção para o problema da pichação, na verdade, foi a viagem que eu fiz para Brasília, em dezembro de 2005, onde passando pelo centro da capital pude observar a quantidade de pichações nas faxadas das lojas e prédios, que se estendia praticamente por todas as principais avenidas. Por achar aquilo um absurdo, desde de lá tenho um certo interesse por assuntos que envolvem este meio.
Apesar de não ser tão nítido este problema aqui em Jaraguá do Sul quanto em Brasília, não estamos livres dele. O objetivo das imagens abaixo é mostrar o quanto a pichação estraga a paisagem urbana da cidade. Estas imagens foram tiradas apenas no caminho que faço todos os dias do meu trabalho até minha residência, seguindo pela praça Angelo Piazeira e passando pela ciclovia da cidade.





2.2 Público alvo

- O projeto pode ser aplicado para qualquer tipo de público que sofre com esse tipo de situação, mas o foco principal são as crianças e adolescentes, já que a campanha será mais efetuada em escolas.

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